4 aspetos importantes na abertura de uma Churrasqueira

Bizno Solutions Empreendedorismo Leave a Comment

Nos últimos tempos, o setor da restauração tem sido um bom setor de atividade para se investir. Um fator interessante é que o número de empresas da área da restauração tem vindo aumentar de ano para ano, inclusive as churrasqueiras.

Como já referimos num artigo no nosso blog, as empresas de restauração estão nos 10 negócios que estão na moda para 2019.

Mas na área da restauração existem dois géneros de restaurantes, os restaurantes de consumo dentro de portas e os restaurantes fora de portas, os Take-Away. Nas churrasqueiras pode-se encontrar dos dois géneros. As típicas churrasqueiras, normalmente, oferecem o serviço Take-Away e o serviço de mesa.

Para uma empresa de restauração ter a legislação totalmente regulamentada é preciso ter em conta os seguintes documentos:

  • Apreciação da Câmara Municipal, do local do restaurante
  • Licenciamento de construção, isto se o estabelecimento necessitar
  • Autorização do condomínio ou os moradores do prédio, se o estabelecimento estiver num edifício habitável

Apesar destas restrições, as churrasqueiras também que deter outros requisitos como, um sistema de ventilação, zona de vestuários para os funcionários, zonas de serviços distintas, entre outras restrições.

Os 4 aspetos importantes na abertura de uma churrasqueira são:

  1. Localização
  2. Segmentação de clientes
  3. Espaço
  4. Tipo de estabelecimento

1.    Localização

Sem duvida alguma que o local escolhido para a churrasqueira é muito determinante para o sucesso do restaurante. A proximidade de zonas residenciais, das escolas, os bons acessos ao centro da localidade são alguns pormenores que se deve ter em atenção na hora de decidir o melhor local para a churrasqueira.

2.    Segmentação de clientes

Seja qual for o negocio, a segmentação de clientes é importante, pois define-se qual o público-alvo da churrasqueira e qual se pretende atingir. Este aspeto está diretamente ligado com a localização, porque, após escolhida a localização, torna-se mais fácil escolher o público-alvo. Exemplificando, se o local escolhido para a churrasqueira for perto de uma zona residencial, onde o poder de compra é abaixo da media, os preços das refeições servidas não podem ser muito altos. Porém, se a churrasqueira estiver numa zona perto de uma escola, poder-se-ia ter um menu estudante para atrair os jovens que frequentam a escola.

3.    Espaço

O espaço da churrasqueira é um dos pormenores que pode diferenciar-se em relação às outras churrasqueiras. A forma da disposição do espaço, a decoração e o design podem ajudar a caraterizar a churrasqueira. Por norma, este tipo de restaurante tenta ser o mais simples possível. De forma o que atraí os clientes é o serviço prestado pela churrasqueira.

4.    Tipo de estabelecimento

Como já foi mencionado anteriormente, duas formas de estabelecimentos de restauração, os estabelecimentos de restauração dentro de portas e os estabelecimentos de restauração. Uma churrasqueira pode as duas formas de estabelecimentos, ou seja, pode ser um estabelecimento de restauração dentro de portas e fora de portas. Existem aquelas churrasqueiras que apenas comercializam para dentro de portas, como também existem outro tipo de churrasqueiras que vendem para fora de portas. Mas o ideal é ter um pouco dos dois, por outras palavras, é que a churrasqueira comercialize para dentro de portas e também para fora de portas. Assim, abrirá o seu leque de clientes e de serviços.

Estes são os 4 aspetos influenciadores que podem determinar o sucesso da sua churrasqueira. Mas se tiver alguma duvida, a Bizno Solutions pode ajuda-lo com a sua churrasqueira, visto que já fizemos vários planos de negócios para varias churrasqueiras, por isso não hesite em contactar-nos!

Até Breve! 😉