5 consequências do mau recrutamento

Bizno Solutions Recrutamento, Recursos Humanos, Serviços Leave a Comment

Muitas vezes, as empresas saem lesadas de várias formas com um processo de recrutamento mal-executado. Perdem dinheiro, aumentam a carga de trabalho e reduzem o número de mão de obra.

Assim, as 5 consequências de um mau recrutamento, são:

  1. Tempo
  2. Reputação
  3. Employment branding
  4. Responsabilidade social
  5. Dinheiro

1.    Tempo

Um processo de recrutamento é longo e complexo. Vai desde do recrutamento, seleção e contratação. Se tratar de um cargo elevado numa empresa demora entre a 8 e 12 semanas. Depois desse período, o indivíduo recrutado terá que integrar-se à empresa, o que exige um elevado investimento de tempo das chefias e dos colaboradores.

Por vezes, durante o período experimental, que pode variar entre 6 a 9 meses, é possível verificar desaires, por parte da pessoa que se encontra em período experimental. O que leva que muitas das vezes a empresa tenha prejuízo e mau visibilidade por esse acontecimento. Porém, um mau processo de recrutamento leva que fique com a vaga por completar até um ano.

2.    Reputação

Um mau processo de recrutamento poderá resultar numa ameaça de reputação para a sua empresa. Se na sua empresa existir muita rotatividade de pessoal fará que não seja vista com bons olhos para as outras pessoas. Também levará que os possíveis candidatos para as vagas da empresa, tenham algum receio em candidatar-se.

3.    Employment branding

Para além da má reputação, um mau processo de recrutamento poderá causar um mau employment branding. Com sucessivas mudanças de empregados, a sua empresa pode ficar com o rótulo de empresa de trabalho temporário. Assim, muitos candidatos poderão não querer candidatar-se para as suas vagas.

As más experiencias de profissionais da sua empresa, também originará que a empresa tenha más referencias de ex-trabalhadores. Sendo assim, a sua empresa ficará com uma má posição no mercado, onde está inserido.

4.    Responsabilidade Social

Às vezes, um processo de mau recrutamento não se trata de uma má relação entre um funcionário e a empresa. Existem situações, onde a falha é, maioritariamente, da empresa. Por exemplo, se uma empresa quiser abrir uma filial num país noutro continente. A empresa terá que analisar e avaliar a cultura desse país. Uma falha neste aspeto levará que o funcionário admitido poderá ter dificuldade em integrar-se na empresa, por questões culturais. Isto sem abordar questões emocionais.

5.    Dinheiro

Como é obvio, um mau processo de recrutamento pode traduzir em perdas de dinheiro para a sua empresa. Essas perdas podem ser superior a cinco vezes mais do que o salário anual do funcionário.

Em suma, um processo de recrutamento pode influenciar a motivação da sua equipa, a sua eficácia e a sua estratégia. Pondo assim, em causa a sua competitividade da empresa. Assim, o processo do recrutamento torna-se mais complexo do que aparentemente é. Por isso, se caso tiver alguma duvida ou dificuldade, não hesite em contactar-nos!

Até Breve! 😉