5 efeitos do Brexit para o seu negócio

Bizno Solutions Empreendedorismo, Serviços Leave a Comment

Muito se tem falado no Brexit. Uns acham que a saída do Reino Unido será benéfica para a União Europeia, mas outros são contra a sua saída.

Assim, deixamos aqui este artigo de blog, 5 efeitos do Brexit para a o seu negócio:

  1. Abrandamento da Economia
  2. Quebra nas exportações
  3. Alterações do mercado regional
  4. Desaceleração do Turismo
  5. Mudanças nos financiamentos europeus

1.    Abrandamento da Economia

Num estudo feito pelo o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o Brexit, analisaram os vários países do mundo sobre este acontecimento europeu. Verificou-se então que os países mais lesados são essencialmente os países europeus. Portugal aparece na lista, no 6º lugar, onde seria afetado cerca de 0,2% na sua produção. Considerando o cenário de acordo de comércio bilateral entre o Reino Unido e a União Europeia. Também, segundo a Organização Mundial do Comercio (OMC) Portugal estaria no 12º lugar nos países mais afetados pelo Brexit.

2.    Quebra nas exportações

As exportações portuguesas poderão sofrer com o Brexit. O Reino Unido é o quarto país escolhido para as exportações portuguesas. A desvalorização da libra e o aumento de entraves nas trocas comerciais podem dificultar as transações entre Portugal e o Reino Unido. Num cenário muito favorável, a diminuição das exportações portuguesas para às Terras da Sua Majestade será por volta dos 15%. Mas, se não existir um acordo para o Brexit entre o Reino Unido e a União Europeia, Portugal poderá perder cerca de 26% de exportações.

3.    Alterações no mercado regional

As regiões de Portugal mais afetadas com o Brexit são o Alto Minho, Cávado, Ave e Tâmega e Sousa. Regiões conhecidas pelos setores de produtos informáticos; eletrónicos e óticos; equipamentos eletrónicos e dos veículos automóveis. O Reino Unido é o principal cliente das indústrias destas regiões. Assim, o Brexit poderá trazer efeitos muito graves para estas regiões, pois as empresas e especialmente a população da região sentirá fortemente os efeitos negativos deste acontecimento.

4.    Desaceleração do Turismo

No Turismo, os efeitos do Brexit, também vai trazer impactos negativos para Portugal. Os turistas britânicos representam cerca de 21% dos hóspedes, o que corresponde à 28% das dormidas dos estabelecimentos hoteleiros portugueses. Desde de 2010, o aumento dos turistas britânicos representa 10% por ano. As zonas que poderão ser mais afetadas com o Brexit são Lisboa, Algarve e Madeira.

A quebra do poder de compra dos britânicos e a incerteza da atividade de alguns operadores turísticos do Reino Unido geram algumas reservas por parte das associações turísticas portuguesas.

5.    Mudanças nos financiamentos europeus

A saída do Reino Unido da União Europeia fará que os outros países europeus fiquem mais limitados economicamente. Por outras palavras a União Europeia perderá a contribuição financeira do Reino Unido no orçamento europeu. Assim, os restantes países europeus, como o caso de Portugal, terão mais dificuldade de obter financiamento europeu.

As empresas portuguesas poderão sentir dificuldades, no que toca aos mercados internacionais e aos seus apoios. Tendo em conta que muitas empresas nacionais não estão preparadas para os mercados internacionais. Assim, as empresas portuguesas estão mais frágeis em relação às outras empresas concorrentes internacionais.

Mas, Portugal poderá beneficiar com o Brexit, visto que Portugal e o Reino Unido têm uma das alianças comerciais mais antiga do mundo. Desta forma, Portugal tem oportunidade continuar a estar presente no mercado britânico com vantagens aduaneiras, acordadas pelos dois governos.

O Brexit, apesar de ser um acontecimento negativo para a União Europeia, poderá uma forma de Portugal e as empresas portuguesas fortalecerem as relações comerciais com o Reino Unido. Assim, se quiser expandir o seu negócio para o Reino Unido e tiver duvidas em fazê-lo, a Bizno Solutions poderá ajudá-lo, basta contactar-nos!

Até Breve!