6 motivos para investir no Porto?

Bizno Solutions Empreendedorismo Leave a Comment

A cidade do Porto, nos últimos anos, devido ao seu mediatismo, tornou-se numa das melhores cidades para se investir na Europa.

                Assim, os 6 motivos para investir no Porto são:

  1. Localização Estratégica
  2. Inovação
  3. Competitividade
  4. Talento
  5. Infraestruturas
  6. Qualidade de Vida

1.    Localização Estratégica

A cidade do Porto está estrategicamente bem localizada no Sudoeste da Europa. Bem posicionado entre a Europa, África e América e excelentes ligações quer por via aérea, terrestre ou marítima. Integrado no mercado europeu, o Porto é uma ótima porta de entrada para iniciar e expandir qualquer negócio para as outras regiões do mundo.

O seu posicionamento na Costa Atlântica, origina que o Porto seja uma ótima ponte transatlântica e seja um ponto central para as rotas internacionais. Facilitando assim, os negócios entre as regiões de leste e oeste do globo.

Segunda cidade mais importante em Portugal, o Porto é uma das cidades de referência na Península Ibérica. Apelidada como a Capital do Norte de Portugal, por ser a cidade mais importante na Região Norte de Portugal. O Porto é uma das regiões mais dinâmicas e inovadores do País e na Península Ibérica.

Conhecida também por estar centro da Área Metropolitana do Porto, esta região movimenta cerca de 1,7 milhões de pessoas diariamente. Considerada uma Metropilan European Growth Areas (MEGA), é única região do noroeste peninsular com esta classificação e gere um mercado com cerca 5,5 milhões de consumidores.

O Porto oferece aos investidores estrangeiros, o acesso a uma das maiores e mais importantes zonas de comércio livre do mundo, o mercado da União Europeia. Onde tem cerca de 500 milhões de consumidores, dos 28 países pertencentes e o PIB europeu está avaliado nos 14,7 biliões de euros, segundo o Eurostat.

Para além de integrar o espaço europeu, o Porto beneficia dos Mercados de Língua Portuguesa. Neste mercado, contabiliza-se cerca de 250 milhões de consumidores de língua oficial portuguesa. Os países de origem da maior parte dos consumidores são do Brasil, Angola e Moçambique.

O Porto tem uma ligação cultural, etnográfica e arquitetónica única com os cinco continentes, tendo assim uma história rica com mais de 800 anos. Desta forma, facilita as relações diplomáticas com os outros países, tais como a China e o Japão.

2.    Inovação

Na cidade do Porto pode-se encontrar várias instituições cientificas e académicas de classe mundial, investimento no I&D (investigação e desenvolvimento), generosos incentivos fiscais à I&D empresarial, infraestruturas de telecomunicações avançadas, boas acessos à recursos humanos e infraestruturas de I&D de excelência.

A percentagem do PIB no investimento em I&D no Porto aumentou quase 2% em dois anos, esse aumento refletiu-se em:

  • Uma nova geração de cientistas, engenheiros doutorados e investigadores, reconhecidos internacionalmente, nas áreas da engenharia, ciências dos materiais, ciências medicas, física, ciências aeroespaciais, entre outras;
  • Empresas inovadoras, com desenvolvimento de inovações de produtos, processos, marketing e organizacionais;
  • No posicionamento de Portugal nos rankings mundiais sobre I&D.

O Porto dispõe de vários centros de investigação cientifica e tecnológica de excelência, que possuem uma vasta experiência no desenvolvimento de projetos internacionais e que servem de elo de ligação entre as universidades e as indústrias.

As empresas do Porto beneficiam do Programa “Parcerias para o Futuro”, onde reúnem com instituições internacionais de excelência como a Universidade de Carnegie Mellon, Harvard Medical School, Universidade de Texas de Austin e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

3.    Competitividade

No Porto, comparativamente com as outras cidades europeias de média e grande dimensão, é uma das mais competitivas, em termos da qualidade do talento disponível, dos custos favoráveis e dos incentivos para os novos negócios e novos investidores.

Assim, segundo o Financial Times, o Porto foi considera a 3ª Melhor Cidade para Investir no Sul da Europa.

O Porto é uma localização muito competitiva em termos de custos de aluguer de escritórios, tendo um custo baixo. Para além disso, o Porto é uma das cidades com o custo de vida mais baixo.

A cidade do Porto tem bons níveis de segurança e um baixo índice de risco para os negócios. O tempo medio de criação de uma empresa no Porto é de 46 minutos e para efetuar um registo de uma propriedade demora 1 dia.

Para além de um conjunto de incentivos atrativos, a população da cidade do Porto é conhecida pela abertura as outras culturas e também se destaca pela integração com os imigrantes.

4.    Talento

O Porto é reconhecido pela sua força de trabalho flexível, dedicada, competente, multicultural e aberta, ideal para dar resposta aos desafios da atual economia do conhecimento. Sustentada com um sistema de educação prestigiado a nível internacional, sem esquecer das instituições de ensino superior que são mais 40. Desta forma, o Porto consegue atrair os estudantes e os investigadores de todo o mundo. Assim, a cidade do Porto está repleta de talento e criatividade, tornando-se num local ideal para criar e fazer crescer negócios de sucesso.

Em 2016, nas Instituições de Ensino Superior do Porto estavam inscritos cerca de 72 000 estudantes. Por norma, saem cerca de 17 000 alunos diplomados, dos quais cerca de 500 com o grau de doutoramento.

A Universidade do Porto é uma das mais antigas e prestigiada instituição de ensino superior e investigação em Portugal. A maior produtora de ciências em Portugal, um quinto dos artigos científicos publicados por ano provém das Universidades do Porto. Também, as instituições de ensino superior do Porto estão nas 150 melhores Universidades da Europa.

O Instituto Politécnico do Porto é o maior politécnico de Portugal e a 4ª maior instituição de ensino superior do País. Aqui estudam mais de 18 000 alunos, sendo que por ano 3 000 alunos são graduados. Mais de 4 000 diplomados por ano nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Cerca de 27% da população do Porto tem formação superior.

No Porto também existe uma das melhores escolas de negócios a nível nacional e europeu. A Porto Business School integra a lista das 75 melhores escolas de negócios, segundo o Financial Times.

A cidade do Porto é um ótimo local para os empreendedores, devido a sua redes de incubadoras de empresas ancoradas nas universidades, onde alia o mundo académico com o mundo empresarial.

O UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) foi distinguido com o prémio Regio Stars, apoiou mais de 300 projetos empresariais. Os centos de inovação, em diversas áreas também foram reconhecidos.

5.    Infraestruturas

Na cidade do Porto existe um sistema intermodal, onde inclui toda a rede de operações da STCP, Metro do Porto e CP.

No centro da cidade, é possível usufruir do serviço de transportes públicos, nomeadamente do autocarro e do metro, com o bilhete único, conhecido por “Andante”.

A nível ferroviário, a CP tem ligações regionais e internacionais. Através das duas estações mais importante do Norte do país, Estação de Campanhã e a Estação de São Bento. Da cidade do Porto partem comboios para Lisboa, a região do Douro, Minho e Centro, para a Galiza, Aveiro e Coimbra.

A rede de transportes terrestres do Porto está entre as mais eficientes do mundo.

O Aeroporto do Porto é considerado um dos melhores aeroportos europeus pela Airports Council Internacional, foi eleito o “Melhor Aeroporto Europeu” em 2007 e 2016, na categoria de 5-15 milhões de passageiros por ano. Com voos regulares para 80 destinos, já 9,4 milhões de passageiros passaram pelo Aeroporto do Porto em 2016.

Já o Porto de Leixões é um dos maiores portos da Península Ibérica e da Costa Atlântica. Neste porto é movimentado mais de 18 milhões de toneladas de carga por ano e representa 20% das trocas comerciais internacionais portuguesas. É líder nacional no Tráfico Ro-Ro, ou seja, são os navios que transportam veículos. Este Porto exporta para mais 180 países. Também oferece serviços altamente eficientes e competitivos, através da sua plataforma tecnológica avançada, Janela Única Portuária (JUP), esta funciona como ponto único de contacto entre todas as entidades que operam no Porto.

O novo terminal de cruzeiros de passageiros do Porto foi finalista na categoria de Melhor Porto do Ano nos prémios Seatrade Cruise Awards 2015.

6.    Qualidade de Vida

O Porto, para além de ser um ótimo local para investir, é um bom local para viver e desfrutar a vida.

Seguro, com um bom clima, ruas cheias de história e cultural, o Porto também conhecido pelos seus serviços de saúde de alta qualidade e escolas internacionais.

Como já foi referido ao longo deste artigo, o Porto é uma cidade segura para viver e fazer negócios.

O Porto foi eleito o Melhor Destino Europeu em 2012, 2014 e 2017. É uma cidade única, devido a sua tradição, cultura, historia, arquitetura, gastronomia, vinhos, paisagem e pela hospitalidade e alegria da sua gente. Com referências da cidade como o Rio Douro, o centro histórico Património Mundial, o modernismo dos edifícios contemporâneos de arquitetos como Siza Vieira ou Souto Moura e as fantásticas festas populares e os festivais de musica e arte.

O clima ameno e agradável é outro fator positivo do Porto. Com 220 dias de sol e em média tem 7 horas diárias de luz solar é mais um ponto atrativo para a cidade.

Na cidade do Porto existem várias escolas internacionais, como o Colégio Alemão do Porto, CLIP (Colégio Luso Internacional do Porto), Oporto British School e Lycee Francais Internacional do Porto.

No que toca ao lazer, na cidade do Porto, devido ao seu clima, a cidade é atrativa para a prática desportiva de corrida, canoagem, surf, entre outras. Assim podem aproveitar os recursos disponíveis, como o excelente clima, o rio, o mar e os parques da cidade.

E assim, deixamos aqui 6 motivos para investir no Porto, do que está à espera? A Bizno Solutions pode ajuda-lo a investir no Porto! Basta contactar-nos! 😉

Até Breve!