A sua empresa está no rumo certo?

Bizno Solutions Empreendedorismo, Gestão de empresas, Serviços Leave a Comment

Como saber se a sua empresa está no rumo certo. Muitos empresários questionam-se algumas vezes o porquê das suas empresasnão conseguirem ter os lucros desejados e a rentabilidade que gostariam. Às vezes acontece que esses resultados são inatingíveis ou irrealistas ou a empresanão tem capacidade para os alcançar.

A Bizno Solutionsirá ajuda-lo irá ajuda-lo a perceber o que se passa na sua empresaem 5 passos:

  1. Análise Interna
  2. Análise do Mercadoou Setor
  3. Análise das conclusões obtidas
  4. Elaboração de um Plano Estratégico
  5. Implementação do Plano

1.  Análise Interna

O primeiro indicador que o avisa para as fragilidades da sua empresaé o Volume de Negócios. Quando este diminui de forma considerável, deve rever a sua estratégia ou objetivo anual proposto. Quando este é demasiado ambicioso, a empresanão consegue dar resposta as necessidades dos clientes. Também deve ter atenção aos gastos com o pessoal ou com a matéria-prima, por vezes são superiores ao que realmente é necessário.

Mas este processo nunca se consegue encontrar o caminho certo logo na primeira tentativa. Alias, por vezes é ao fim de algumas tentativas falhas que se encontra a solução da sua empresa. Na  Bizno Solutions temos ao dispor inúmeras vantagens para o seu negócioestar no rumo certo.

2.  Análise de Mercadoou Setor

Infelizmente para muitas empresas, os mercados ou setores de atividades onde estão inseridos não são constantes, o que obriga as empresas estarem sempre atentas das evoluções das tendências. Com a introdução das novas tecnologias, muitas empresas tiveram dificuldades em acompanhar rápidas mudanças e as alterações das necessidades dos clientes.

Desta forma, as empresas devem identificar quais as necessidades de mercado que devem apostar e explorar para o bem da sua empresa. Para evitar que corra riscos, analise também antecipadamente a legislação e fiscalidade desse mercado.

Para o ajudar a fazer uma boa análise do mercado onde a sua empresa está inserida, o nosso departamento de Procurement tem as melhores soluções para si, apoio jurídico, escolha dos melhores fornecedores, negociação de prazos de pagamentos, são vários exemplos dos serviços deste departamento.

3.  Análise das conclusões obtidas

Após uma análise aprofundada tanto da empresa como do mercado ou setor, o objetivo é perceber qual a atual situação da empresa no setor. Quais as lacunas de mercadoque se deve aproveitar ou o público-alvo atingir.

Seja prudente e opte por objetivos alcançáveis. É preferível superar os seus objetivos do que propor objetivos demasiados ambiciosos e nunca conseguir estar perto de os atingir. Tanto para si como para os seus funcionários, o facto de estar perto atingir os objetivos da empresa faz com que haja uma motivação extra, irá originar um aumento de produtividade da empresa.

O departamento de Gestão de Empresas da Bizno Solutions tem uma área especifica, o Apoio à Gestão, onde oferece um apoio constante, análises rigorosas e qualidade de serviço. Com um atendimento personalizado que acompanham os processos desde das atividades operacionais até à gestão estratégica.

4.  Elaboração de um Plano Estratégico

Após análise das conclusões obtidas, chegou a hora de pensar e elaborar qual o melhor Plano Estratégico para conseguir colocar a sua empresano rumo certo. Quando o Plano Estratégico for escolhido, é importante que este seja comunicado a todos os intervenientes da empresa. Convém que todos os funcionários acompanhem todos os processos até a decisão final, assim não sentirão mudanças bruscas na empresa. Para além disso, também é importante estejam de acordo e consigam contribuir para o sucesso desse plano.

Defina as suas metas. Como atingi-las e o prazo para atingi-las. Seja claro e direto ao transmitir as suas ideias, para não deixar nenhuma margem de erro. Desta forma, todos irão trabalhar para o mesmo objetivo, o sucesso da empresa!

Tendo em conta que a elaboração de um Plano Estratégico, às vezes, necessita do trabalho conjunto de vários departamentos, a Bizno Solutions apresenta vários serviços de diversas áreas de intervenção que o podem ajuda-lo a elaborar o melhor Plano Estratégico para a sua empresa.

5.  Implementação do Plano

Neste último passo irá pôr em prática tudo o que foi analisado, ponderado e debatido nos passos anteriores. Chegou a hora de colher os frutos do Plano Estratégico que surgiu após não ter conseguido concretizar o objetivo proposto no passado. Chegou altura da sua empresa voltar para a ribalta e conquistar os mercados onde a empresa está inserida.

A Bizno Solutions já ajudou várias empresas na Implementação de Planos Estratégicos e elaboração de Planos de Negócio e estudos de viabilidade Como pode observar na nossa página de clientes, onde tem alguns exemplos.

Assim, neste artigo demonstramos as várias fases que necessita para avaliar o estado atual da sua empresa, o diagnóstico do problema, a avaliação da empresa e do setor/mercado, e elaboração de um plano estratégico são as fases mais importantes para conseguir recolocar a sua empresa no rumo certo. Para além disso, no nosso blog poderá encontrar outros artigos que poderão complementar com este. E em caso de dúvida, contacte-nos!

Até Breve!