Apoios para a Criação do Seu Próprio Emprego

guilherme Empreendedorismo, Gestão de empresas, Serviços Leave a Comment

Apoios para a Criação do Seu Próprio Emprego

Os apoios para a criação do próprio emprego aumentaram em Portugal, nos últimos anos. O número de beneficiários de apoios ao empreendedorismo aumentou, devido à aposta por parte do Governo nesta área. Por isso a criação de programas como, o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e o Investe Jovem.

O Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego têm como objetivo a atribuição de apoios a projetos de emprego promovidos pelos desempregados. Estes têm de apresentar um projeto que crie, pelo menos um posto de trabalho.

A nível de apoios financeiros, estes programas apresentam as seguintes hipóteses:

  • Pagamento parcial ou total
  • Possibilidade de cumulação

Pagamento parcial ou total

Conforme as necessidades do promotor de negócio, o valor pode ser disponibilizado de forma parcial ou na sua totalidade, tendo em conta o global das prestações de desemprego. Desta forma, terá oportunidade de escolher a melhor solução para o seu negócio, sem esquecer das suas despesas.

Possibilidade de cumulação

Para além do valor disponível através do valor e subsídios de desemprego, os Programas de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego tem possibilidade de contrair um crédito com garantia e bonificação de taxas de juros. As linhas disponíveis são MICROINVEST e INVEST+.

Os apoios ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego são cumuláveis com um outro programa existente, o Apoio à Mobilidade Geográfica no Mercado de Trabalho e do Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projeto.

Para obter os apoios do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, o promotor terá que cumprir os seguintes requisitos:

  1. Ter pelo menos 18 anos à data da candidatura
  2. Não pode acumular o exercício da atividade para a qual foram apoiados com outra atividade renumerada
  3. O montante das prestações de desemprego pode ser aplicado na aquisição de estabelecimento por cessão ou na aquisição de capital social de empresa preexistente que origine a criação de emprego, a tempo inteiro, do promotor
  4. No investimento a realizar deve incluir aquisição do capital social do projeto, que deverá aumentar, por outras palavras, na aquisição de empresa, o promotor tem que aumentar o valor de capital social
  5. O projeto deve ser viável economicamente e financeiramente

Para a sua empresa estar totalmente regularizada junto das entidades competentes terá que:

  1. Encontrar-se regulamente constituída e registada
  2. Dispor de todos os documentos legais, nomeadamente o licenciamento
  3. Ter a situação regularizada, a nível fiscal e de Segurança Social
  4. Não apresentar incumprimentos nos apoios financeiros do IEFP
  5. Não apresentar incumprimentos nos sistemas bancários, no sistema de garantia mútua ou na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal
  6. Dispor uma contabilidade organizada, como é legalmente exigido

Desta forma, atualmente existe uma maior facilidade em criar o seu próprio emprego.

Temos ajudado vários novos empreendedores a criar o seu projeto de negócio, e os seus empregos. O seu projeto pode ser o próximo! Em caso de dúvida, contacte-nos!

Até Breve! 😉