Como abrir o seu próprio Restaurante?

Bizno Solutions Empreendedorismo, Gestão de empresas, Serviços Leave a Comment


            Osnegócios ligados ao setor da restauração, nos últimos anos, têm sido isso ótimos investimentos por parte dos promotores dos negócios. Os restaurantescontinuam nas tendências no empreendedorismo. Até já publicamos um artigo no nosso blog, onde era um dos 10 negóciosque estavam na moda para 2019.

            O número de empresas deste ramo tem aumentado de ano para ano, dando sempre boas perspetivas para o setor. Os CAEs (Comunidade de Atividade Económica) das empresas de restauraçãovariam do 55 301 ao 55 406. 

            Existem dois tipos de estabelecimentos de restauração, os restaurantes de consumo dentro de portas e os restaurantes fora de portas, mais conhecidos por Take-Away. 

            Para abrir um restauranteé necessário ter atenção à legislação para o estabelecimento, como por exemplo:

  • Apreciação da Câmara Municipal, onde vai abrir o restaurante
  • Se caso precisar de obras, o licenciamento de construção
  • Se o estabelecimento for nas lojas de um edifício habitável, terá que ter autorização do condómino ou dos moradores do prédio

Para além disso, os restaurantestambém terão que cumprir alguns requisitos ao nível das infraestruturas, por exemplo, as zonas de serviço devem ser distintas, devem possuir um sistema de aquecimento e de ventilação, devem possuir zona de vestuários para funcionários, entre outras. 

Com o elevado número de restaurantes, nós sugerimos que o seu restauranteseja diferenciador em relação aos outros, para isso terá que ter em conta para conseguir estar melhor posicionado do que a concorrência. São eles:

  • Espaço
  • Localização
  • Segmentação de clientes
  • Tipo de estabelecimento

Espaço

            O espaço do restaurante é um dos fatores mais diferenciadores do negócio. O seu design, disposição do espaço e a decoração irá definir o seu restaurante. O espaço será como um cartão de visita do negócio. Por isso enquadre bem o género do seu restaurante com a decoração do mesmo. Se optar por um restaurante de cozinha tradicional portuguesa, o ideal seria que o seu restaurante tivesse um ambiente mais familiar e rústico. Mas se o seu restaurante for um restaurantede cozinha tradicional brasileira, o ambiente mais aconselhável seria um espaço com muita luz, com algumas plantas e onde por vezes tivessem música ao vivo. 

Localização

            Este é um fator muito determinante para o sucesso do seu restaurante. A escolha do local onde será implementado o negócio, terá que ser escolhido de forma criteriosa e devidamente ponderada. Aconselhamos que o seu restauranteesteja perto de zonas habitacionais, com boas acessibilidades e se possível perto do centro das localidades escolhidas. Nós achamos que estes são os aspetos mais importantes e que podem influenciar o desempenho do seu negóciono futuro. 

Segmentação de clientes

            A segmentação de clientes é muito importante para qualquer negócio, deixa qual for o seu ramo de atividade. Mas no setor da restauração, mais em concreto, nos restaurantesesse fator tem um peso ainda mais considerável. Ao segmentar o seu tipo de clientela, irá definir a sua matriz de posicionamento, ou seja, o valor dos seus produtos e a qualidades deles. Este fator complementa-se na perfeição com a localização, pois se escolher uma segmentação de clientes com um poder de compra mais elevado, o restauranteterá que ficar numa zona perto dos centros habitacionais onde pessoas que integram esse segmento residem, por exemplo.

Tipo de estabelecimento

            Como se já referiu anteriormente, existem dois tipos de restaurantes, aqueles onde o consumo é dentro de portas e aqueles onde o consumo é fora de portas, mais conhecido por Take-Away. Seja qual for o tipo de restaurante escolhido, terá grande influência no seu negócio. Se quiser um restaurante de consumo dentro de portas, o espaço terá que ter as dimensões necessárias para a cozinha/copa e sala de refeições. Já os restaurantes de consumo fora de portas, este poderá ter menor dimensões do que o anterior exemplo, pois os clientes irão usufruir da sua refeição noutro local. 

Estes foram os 4 fatores importantes que nós escolhemos como mais importantes na hora quando decidir abrir o seu restaurante. Mas se tiver dificuldade na hora da decisão, , podemos ajudá-lo, basta contactar-nos! 😉

Até Breve!