Como abrir um Salão de Beleza

Bizno Solutions Empreendedorismo, Gestão de empresas, Serviços Leave a Comment

Um salão de beleza é um  negócioque dificilmente sairá da moda. Os negóciosda área da estética são muito procurados pelas pessoas que pretendem abrir o seu próprio negócio. Além disso, os baixos custo de investimento motivam que as pessoas pretendam abrir a sua atividade nesta área. A competitividade entre salõesfaz que os salõesse diferenciem a nível dos preços e dos serviços prestados. Outra grande motivação para abrir um salão de belezaé o facto de não necessitar de licença. 

Assim, os pilares importantes a ter em consideração na hora de abrir um salão de belezasão:

  • Planeamento
  • Tipo de salão
  • Público
  • Espaço
  • Equipa

Planeamento

            Para qualquer tipo de negócioé necessário fazer um bom planeamento de todos os aspetos que possam influenciar o funcionamento do negócio. Para um salão de belezaé necessário que faça uma pesquisa e seleção dos melhores espaços, rendas, salários, preços de consumíveis, custos fixos, entre outros. 

Tipo de salão

            Tendo em conta que existem vários tipos de salões de beleza, o promotor do negóciotem que definir muito bem que quer para o seu salão. Os salões de belezafeminino são os que aparecem em maior número. Existem vários tipos de salões femininos, onde diferem nos preços praticados, no serviço disponibilizado e para o público-alvo que são destinados. 

Para além, os salões de belezafemininos, existe uma nova moda de salões de beleza, os salões de belezamasculinos. Nos dias de hoje, os homens começaram a ter mais cuidado com o seu corpo e com a sua aparência. Daí que os salõesmasculinos estarem muito na moda e terem uma aderência a cima do normal. O que se pode concluir que os salões de belezamasculinos têm feito muito sucesso em Portugal.

Público 

            Escolhendo o tipo de salãoque pretende abrir, é importante escolher qual o melhor público-alvo para o seu salão. Neste aspeto, pormenores como o serviço prestado, preço e a localização do salãoajudarão a definir o público-alvo que pretende atingir com o seu salão. Se, por exemplo, o seu salão de belezaestiver localizado numa zona residencial de poder de compra superior ao normal, o aconselhável é que seu salãoseja adequado para os potenciais clientes que residem nas proximidades do seu salão.

Espaço 

            A forma como irá decorar o seu salãoé uma questão de opinião pessoal. O promotor do negócio terá que o decorar consoante os seus gostos, pois será o seu negócio. A nível das dimensões de espaço terá que ter as dimensões necessárias para terem o material necessário para o salãofuncionar sem nenhuma limitação. No que toca ao ambiente, este estará que enquadrar-se ao tipo de salãoescolhido. Este pormenor também é muito importante para atração de clientes. 

Equipa

            Como é normal em todos negócios, no seu salão de belezapretende que tenha os melhores profissionais na sua equipa. Ter bons profissionais no seu salão de beleza, pode ser um ótimo trunfo a seu favor, na atração e fidelização de clientes. Mas estes profissionais terão que ter os documentos necessários para exercerem as suas funções. Pois só assim é que o salão de belezaterá a legislação toda em vigor. 

            Em suma, estes são os aspetos muito importantes na hora de abrir um salão de beleza. Mas, se tiver alguma dúvida, nós podemos ajudá-lo, basta contactar-nos

            Até Breve! 😉