Como gerir as redes sociais da sua empresa?

guilherme Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais, Serviços Leave a Comment

Gerir as redes sociais da empresa é cada vez mais importante. As empresas atualmente têm que ter uma imagem cuidada e estarem preocupadas com a sua presença digital.  Assim, neste artigo iremos falar um pouco sobre a gestão de redes sociais, dando algumas dicas e conselhos, para melhorar a sua presença digital.

O que é?

A gestão de redes sociais não passa apenas por fazer publicações. A gestão de redes sociais, engloba muito mais do que isso. É  preciso definir e escolher uma estratégia, uma posição e um plano de ação.

Em algumas empresas, existe uma pessoa encarregue da gestão de redes sociais, pois a gestão de redes sociais é mais complexa do que parece. Essa pessoa terá que ter atenção às necessidades dos clientes e do que se passa no mercado em que está inserido. Com o intuito de que a empresa consiga corresponder aos desafios.

Importância

A presença nas redes sociais é importante para todas as empresas, independentemente, da rede social escolhida. As redes sociais, na atualidade, são vistas como uma forma de aumentar o valor da empresa. De facto, a presença das empresas nas redes sociais é uma maneira de aumentar o seu raio de ação ou o seu raio de alcance.

Para muitos negócios, o uso das redes sociais quebrou uma barreira na comunicação entre os clientes e as empresas. Facilitou muito e ajudou a que assim se consigam atrair e fidelizar os novos e atuais clientes.

Além disso, com a presença nas redes digitais, as empresas estarão mais expostas no mercado. Os concorrentes e clientes irão ter ao seu dispor algumas informações sobre a sua empresa. Por exemplo, quais os produtos, lojas, parceiros ou fornecedores que a sua empresa dispõe.

A melhor estratégia

Para uma empresa é importante que se tenha definida uma estratégia a cumprir. Quais os objetivos pretendidos e como é que vão lá chegar. Sendo assim, os principais aspetos a ter em conta na escolha da sua estratégia, são:

  • Divulgação da marca
  • Aumento das vendas
  • Aumento da visibilidade
  • Aumento do número de clientes

Um dos grandes erros que algumas empresas fazem no início da sua caminhada nas redes digitais é criação de um perfil, em vez de uma página. Um perfil  nas redes digitais, tem um carácter mais pessoal, ou seja, é para uma pessoa colocar fotos, desabafos, partilhar algum acontecimento importante, entre outras situações. Assim, é uma forma que as outras pessoas possam saber o que se passa na vida dos amigos ou conhecidos.

Já uma página, é a mais aconselhável nas redes sociais, para uma empresa, pois inconscientemente para as pessoas dão uma imagem profissional da sua empresa. Para além disso, existem aplicações numa página que facilitam a interação entre a empresa e os clientes.

Uma das grandes dúvidas que surgem no momento que iniciam a sua atividade nas redes sociais é a regularidade das publicações. Se uma vez por semana, duas ou três, por exemplo. Esta decisão irá depender do que a empresa pretender para as suas redes sociais. O melhor conselho que damos é fazer uma calendarização (semanal, quinzenal ou mensal) com o seu plano de ação. Outra grande dúvida que surge é qual a melhor altura do dia para fazer publicações. Em primeiro lugar, na calendarização feita anteriormente, no dia da semana escolhido, sugerimos que procure estudo feitos que determinam o melhor horário para as suas publicações. De seguida, para facilitar o seu trabalho poderá agendar todas as publicações que a empresa deseja fazer nessa calendarização.

Também aconselhamos que interaja com os seus clientes, através da página das redes socias da sua empresa. Quer seja por mensagem enviadas, quer seja em comentários feitos nas suas publicações. Desta forma é maneira da sua empresa ganhar notoriedade junto dos clientes e no mercado onde está inserido através das redes sociais.

Assim, neste artigo deixamos algumas dicas, conselhos e sugestões com o objetivo de ter uma gestão de redes sociais benéfica para a sua empresa. Se tiver dificuldades, nós podemos ajudá-lo!

Até Breve! 😉