Escola Montessori do Porto

Bizno Solutions Empreendedorismo, Gestão de empresas, Serviços Leave a Comment

A Escola Montessori do Porto, na freguesia da Sra. da Hora em Matosinhos, foi mais um dos projectos inovadores que ajudamos a consolidar. Fizemos o Plano de Negócio e Estudo de Viabilidade, e ajudamos na estruturação e na análise da envolvente.

Sendo um projecto pedagógico inovador, foram ainda alguns meses de trabalho nos quais participamos com todo o prazer e foi bastante gratificante ver o projecto desta equipa de empreendedores tomar forma.

Já temos referido bastante vezes, e nunca é demais repetir, que adoramos poder dar o nosso contributo ao aparecimento de novos projectos. Por isso é que dizemos que “transformamos uma ideia em negócio“. Além de podermos contribuir com o nosso conhecimento e “know-how”, vamos também aprendendo e incorporando novos métodos de abordagem a realidades tão diferentes em cada projecto que que intervimos.

A história da fundadora do método montessori – Maria Montessori

Nasceu em Chiaravalle (Itália), em 1870, e tornou-se na primeira mulher a praticar medicina em Itália. Após a formação em medicina pela Universidade de Roma, em 1896, Maria Montessori interessou-se pelo desenvolvimento da criança, observando como esta desenvolve a sua personalidade, através das aprendizagens adquiridas pela interação com o mundo à sua volta. Fascinada pela sua descoberta, Maria Montessori compreendeu ainda que a criança tinha um papel ativo na sua aprendizagem, e que, de forma espontânea, a aprendizagem era adquirida à medida que a criança escolhia e manipulava os materiais didáticos de autocorreção que ela própria desenvolveu.

A sua abordagem educativa possui bases sólidas na biologia, na psiquiatria e na antropologia, o que a torna diferenciadora e completa.

Após ter vivido duas guerras mundiais e uma guerra civil espanhola, Maria Montessori preocupou-se com a educação para a paz. Acreditava que “o estabelecimento de uma paz duradoura era [é] obra da educação”. Foi nomeada três vezes para o Prémio Nobel da Paz e cativou a atenção de várias mentes brilhantes da sua época.

Embora nunca se tivesse considerando uma professora, Maria Montessori estudou os métodos educativos durante muitos anos. E considerava-os insuficientes, possivelmente porque nenhum deles tinha em conta os dois extremos,  mas que são o centro da sua pedagogia: as características universais da criança humana e a criança enquanto ser único, irrepetível, respeitável e admirável a ser aceite, incondicionalmente, como uma das expressões mais maravilhosas da vida.

Assim, aproveitamos também para deixar uma “punch-line” da escola Montessori do porto :

“A criança cresce porque a vida potencial no seu interior desenvolve-se, tornando-se visível.”

Há ainda a acrescentar que a equipa promotora do projecto tem vindo a realizar sessões de apresentação presenciais para dar a conhecer o seu projecto, e as metodologias pedagógicas que utiliza para permitir que a criança aprenda e desenvolva as suas capacidades.

Assim, e tendo em conta que se aproxima o novo ano lectivo, e para saberem mais sobre este conceito que implica uma abordagem diferenciado em termos de aprendizagem dos mais pequenos, fica o convite para visitarem o site da escola Montessori do porto. Podem visitar clicando aqui.

Já sabem… se tiverem um projecto, ou ideia de negócio (independentemente da sua dimensão, valor de investimento, e até mesmo do capita próprio disponivél)) fale connosco!

Até Breve!