Soluções de financiamento

Planos de Negócio – Guia essencial!

Bizno Solutions Empreendedorismo, Gestão de empresas, Serviços Leave a Comment

Planos de Negócio e estudos de viabilidade é uma das áreas onde actuamos, e que realizamos com frequência para os nossos clientes. E normalmente, costumamos esclarecer o que é um plano de negócio, e para que serve.

Por este motivo, elaboramos um pequeno guia com as perguntas que mais vezes nos são feitas pelos nossos clientes quando nos procuram com uma ideia de negócio, ou com um projecto novo.

Este artigo não pretende ser exaustivo, mas apenas responder às perguntas que nos são feitas com mais frequência sobre o plano de negócio.

Esperamos assim, conseguir explicar de uma forma sucinta do que trata um plano de negócio.

1 – O que é um plano de Negócio?

Um Plano de Negócio, é um documento escrito que estrutura as principais ideias e opções do empreendedor, para que este possa avaliá-las e decidir sobre (ou demonstrar) a viabilidade da sua ideia de negócio.

Normalmente, um plano de negócio deve ser sintético deverá ter entre 30 a 50 páginas, já que o objectivo é despertar interesse de quem o lê!

Ou seja, um plano de negócio, é um documento onde se resume a ideia de negócio, a equipa de projecto, o mercado onde vai actuar, a concorrência, pontos fortes e fracos, e os principais indicadores financeiros com interesse para o projecto.

2 – Para que serve o Plano de Negócio?

De um modo genérico, o plano de negócio é um instrumento que serve para:

  • Avaliar o negócio do ponto de vista financeiro, técnico, jurídico e organizacional;
  • Controlar a actividade e avaliar a evolução do negócio à medida que se vai estabelecendo, em função dos objectivos estabelecidos;
  • Apresentar o negócio, facilitando a obtenção do capital e apoio junto de potenciais investidores.

3 – Qual o conteúdo de um Plano de Negócio?

O plano de negócio recolhe informação sobre o conceito do negócio  que se está a idealizar, sobre o mercado em que vai actuar, riscos, clientes, concorrentes, estratégia de marketing, bem como sobre todo o planeamento financeiro que sustenta e viabiliza o negócio que se quer montar.

Assim, e de uma forma simples temos:

  • O Negócio – o que vai ser feito e por quem
  • O Produto – o que vai ser oferecido ao mercado e aos potenciais clientes
  • O Mercado – a quem vai ser oferecido e com quem a empresa vai competir
  • Estratégia de Marketing – como a empresa vai chegar ao cliente
  • Planeamento Financeiro – quanto será gasto e quanto retorno será gerado
  • Cronograma de Actividades e Objectivos – quando serão realizadas as diferentes actividades e como serão atingidos os objectivos.

Toda esta informação deve estar estruturada em secções lógicas que dividem o documento e facilitada a leitura e a avaliação do conteúdo do mesmo.

As primeiras páginas do Plano de Negócio constituem eventualmente a sua parte mais importante e crítica de todo o trabalho, pois são elas que determinam o interesse de um leitor que, provavelmente é confrontado com centenas de planos de negócios por mês. Tal como acontece numa candidatura a um emprego, a carta de apresentação é o cartão de visita do candidato que decide a sua inclusão ou exclusão do processo. Ou seja, o sumário introdutório (também chamado de resumo executivo) deve deixar a outra parte convicta do interesse efectivo do projecto de negócio que está a ser apresentado.

4 – O Plano de Negócio é estático?

Não. O plano de negócio é um instrumento dinâmico que deve acompanhar a evolução da envolvente e as mudanças na própria empresa, ou no conceito de negócio. Geralmente a revisão do plano de negócio decorre semestralmente, mas o prazo concreto deverá depender das circunstâncias do negócio e do contexto em que este se insere.

5 – Como elaborar um plano de negócio? E Saber mais informações?

Algumas entidades ligadas ao empreendedorismo disponibilizam online alguns modelos. No entanto, se preferir entre em contacto connosco e teremos todo o gosto em o aconselhar como elaborar o seu plano de negócio, ou em alternativa poderemos fazer isso por si.

Se ficou com dúvidas, ou quer acrescentar mais alguma questão, não hesite em contactar-nos!

Até Breve!