Ser Empreendedor em 5 passos

Bizno Solutions Empreendedorismo, Serviços Leave a Comment

Ser empreendedor, é muito mais do que estar na moda, ou concorrer a concursos de empreendedorismo. Para ser empreendedor é preciso ter capacidade de sofrimento, e vontade de perseguir um sonho, seja ele pessoal ou profissional.

No nosso caso, temos ajudado muitos potenciais empreendedores, a criarem os seus projectos empresariais, sendo que alguns deles quando vêm ter connosco pela primeira vez, apenas trazem uma ideia. Assim, ajudamos a dar forma á ideia inicial de negócio, e alertamos para as dificuldades que vão ter no inicio dos seus projectos.

É claro que não se pode ser empreendedor com apenas 5 passos. Mas de uma forma simplista, podemos considerar algumas características básicas necessárias a qualquer pessoa que queira ser empreendedor:

1 – Ter uma ideia

Por muito simples que pareça este é sempre o ponto de partida.  Qualquer empreendedor que deseja criar o seu negócio, começa com uma ideia. Desde tomar conta de crianças, de criar uma empresa para fazer actividades radicais no meio do monte. Ou outra actividade qualquer!

Costumamos dizer muitas vezes aos nossos clientes que “o importante é que o empreendedor acredite no seu projecto!”. Afinal, quando se acredita tudo parece ser mais fácil. E no caminho do empreendedorismo, há muita coisa que de certeza vai correr mal. Mas também faz parte do processo de aprendizagem. Só consegue ter sucesso, quem tenta

O difícil por vezes, para se começar a empreender é perceber da viabilidade da ideia. Mas já lá vamos….

2 – Perceber se a ideia pode funcionar

Costumam-nos perguntar frequentemente “se o meu projecto não tiver viabilidade o que faço?”… Bem, a resposta correcta é: todos os projectos têm viabilidade.  Vai é depender do investimento necessário e do tempo para o recuperar. Afinal empreender é também arriscar. E como se costuma dizer “em gestão mais vale uma má decisão do que não tomar decisão nenhuma”.

Por muito disparatada que pareça uma ideia, ela pode mesmo assim ter sucesso. Aqui, não há nenhuma fórmula mágica para o sucesso. Há vários caminhos, mas cabe a cada empreendedor perceber qual o melhor. Acima de tudo o empreendedor deve optar pelo caminho onde se sinta mais confortável.

3 – Proposta de valor

Um bom empreendedor sabe o significado da sua “Proposta de valor” , ou se quiserem numa tradução mais simples: Porque é o que o seu projecto vale a pena e é diferente do dos outros (potenciais) empreendedores.

Pode parecer uma pergunta fácil, mas acreditem que é das mais difíceis  de responder pelos empreendedores, já que é dela que vai depender a montagem do plano de negócio.

4 – Recursos e Meios Necessários

Na nossa plataforma para testar ideias de negócio, colocamos uma pergunta aos potenciais empreendedores que nos procuram que fala sobre “Os recursos necessários”. Bem aqui, importa perceber quais são os meios físicos, humanos, e materiais que vai necessitar para poder empreender o seu negócio com segurança.

Por vezes é preferível colocar mais do que aquilo que achamos que vamos necessitar, já que todos os projectos de empreendedorismo acabam por nunca conseguir cumprir as expectativas inicias, e garantidamente e aplicando a Lei de Murphy “ tudo vai correr mal na pior altura possível”.

5 – Financiamento

Empreendedor e financiador costumam andar muito interligados. Temos ajudado vários empreendedores a conseguirem financiamento bancário ou a fundo perdido. Afinal  todos os projectos quando começam precisam de investimento.

É comum, alguns potenciais empreendedores dizerem que “eu queira muito começar o meu projecto, mas não tenho dinheiro…” . Bem a falta de investimento pode ser um condicionante a começar o seu projecto. Mas vamos falar de casos práticos de empreendedorismo:

Imagine que o seu projecto de sonho precisa de um financiamento de 100. Mas se analisarmos o seu negócio, e a sua ideia, podemos chegar á conclusão de que pode começar a empreender com apenas 40. O importante para empreender é começar!

É claro que há mais passos do que estes aqui citados para se ser empreendedor, mas isso iremos falar num próximo artigo.

Temos ajudado vários empreendedores, pois isso não hesite em contactar-nos!

Até Breve!