Vale a pena abrir um café?

Bizno Solutions Empreendedorismo Leave a Comment

Muita gente acha que ter um café é negócio fácil e que toda a gente consegue, pois existem muitos cafés por aí. Mas engane-se, o facto de existir muitos cafés, origina que haja muita concorrência e para um café ter sucesso, o promotor do negócio tem que dar asas a sua imaginação para conseguir sobressair em relação aos outros negócios.

O primeiro grande objetivo de um café é fidelizar a sua clientela. Este é o grande desafio de qualquer café, pois será a sua base para os desafios futuros. Outros aspetos, que podem ser diferenciadores, são a decoração, a visibilidade e a organização do espaço do café.

Visibilidade

Para um café é muito importante a sua visibilidade, porque fará com que se consiga destacar-se dos outros cafés concorrentes. Um café pode destacar-se de várias formas, pelo seu serviço, pela experiência transmitida e pela oferta do café, entre outros.

A forma como se procede o serviço do café poderá ser um chamariz para atrair novos clientes. Na maioria dos cafés apostam numa relação de proximidade entre o promotor do negócio e o cliente. Essa aposta, por norma, tende ser muito positiva para o seu negócio, trazendo muitos benefícios para o seu negócio.

A experiência transmitida do seu café para os seus clientes pode ajudá-lo na fidelização deles com o seu negócio. Não passa apenas pelo o facto de os clientes sentirem-se bem no espaço. Também é preciso criar condições para que o cliente sinta a necessidade de voltar ao seu café. Como por exemplo, ter um produto de referência, ou uma parceria mediática, que ajudem aumentar os seus clientes. Um caso prático, se no seu café tiver um serviço wifi grátis e permita que os estudantes estejam lá a estudar, obviamente que os clientes que sejam estudantes, tendem aumentar.

Outro aspeto que poderá ajudá-lo a diferenciar-se dos outros é o marketing do seu café, criação de promoções e uma presença digital ativa, originará que o café tenha mais visibilidade em relação aos outros.

Decoração

A decoração do café está diretamente com o segmento de mercado pretendido, ou seja, a decoração com clientela que pretende para o seu negócio. A pintura das paredes, o tipo de mobiliário, a disposição do balcão, entre outros elementos irão ajudar a definir os clientes que pretende para o seu café. Se quer que os seus clientes estejam um serão a conversa ou a ler um livro, o aconselhável é ter sofás, com o objetivo que os seus clientes estejam confortáveis, mas se pretende o público mais jovem, o ideal é a oferta de equipamento recreativos (equipamentos de jogos) poderá ser uma grande atração para esse perfil de clientes.

Organização do Espaço

A decoração do espaço e a organização do mesmo estão diretamente ligados um ao outro. Após escolhido o género de café que pretende abrir, terá que depois enquadra-lo com as dimensões do espaço.

Em primeiro lugar, terá que ter o espaço necessário para o equipamento essencial para o desempenho da atividade, por exemplo um frigorífico para armazenar as bebidas e alguns alimentos, ou para um dispositor, caso pretenda por para amostra alguns produtos alimentares.

Em segundo lugar, depois de ter organizado o espaço com o equipamento necessário, é altura de escolher qual o numero de material mobiliário a ser escolhido. Se pretender colocar no seu café um sofá ou um equipamento recreativo, opte por colocar um num reduzido numero de cadeiras e de mesas, de forma que os seus clientes sintam confortáveis no café.

Por fim, depois de todos os passos anteriores, a sua preocupação é colocar todo em harmonia, ou seja, toda a decoração e o mobiliário esteja coerente e reúna todas as condições para os clientes estejam num bom ambiente no seu café.

Assim, deixamos alguns aspetos importantes na criação de um café. Mas respondendo a nossa questão, CLARO que vale a pena abrir um café. Como este negócio está na moda, a Bizno Solutions já realizamos vários planos de negócios para cafés. Por isso, em caso de dúvida não hesite em contactar-nos!

Até Breve! 😉