5 formas low cost para divulgar um negócio

Bizno Solutions Empreendedorismo, Gestão de empresas Leave a Comment

. Mesmo que não seja uma empresa e seja um particular a criar um part-time, ou um freelancer, qualquer que seja o serviço que ofereça para ganhar algum dinheiro, a parte mais difícil é saber como atrair clientes, ou seja, dar a conhecer o seu trabalho, e o seu negócio.

Existem algumas formas de espalhar a palavra sobre os serviços que presta e aumentar as hipóteses de ver a sua lista de clientes a crescer, como, por exemplo, distribuir panfletos, colocar anúncios em locais estratégicos ou distribuir cartões-de-visita. Aqui ficam algumas ideias de baixo orçamento para quem quer divulgar um pequeno negócio.

1. Criar e distribuir panfletos para divulgar um negócio

Este é o primeiro passo para divulgar um pequeno negócio. Em primeiro lugar, é preciso criar o panfleto ou folheto com imagens e palavras que chamem à atenção do negócio e que contenha informação fundamental, como: quais os serviços, qual o preço, número de telefone, e-mail e outras informações relevantes. Depois, escolha algumas zonas-chave, onde acredite que possa angariar clientes, e distribua os panfletos. Entre em algumas lojas ou cafés movimentados na zona e peça para deixar alguns panfletos. Acredite que o passa-palavra continua a ser uma excelente ferramenta de marketing e comunicação, por isso entregue os panfletos ao máximo de pessoas conhecidas e peça-lhes ajuda.

2. Faça cartões de visita para divulgar o negócio

Faça um cartão-de-visita atraente, mas sobretudo que contenha a informação mais importante, como os contactos, endereço de correio eletrónico e ‘site’ (se houver), para que os interessados saibam para onde contactar. Quando tiver o cartão, distribua-o a todas as pessoas que conhece. Nunca se sabe quando não se vai cruzar com alguém que necessite os seus serviços ou conheça alguém que precise. Importa também frisar que convém andar sempre com alguns cartões de visita consigo para entregar. Nunca se sabe quando a oportunidade aparece, por isso vale mais a pena andar prevenido.

3. Tenha um ‘blog’ com conteúdos relevantes

O marketing de conteúdos é uma das melhores, e mais baratas, formas de criar uma relação duradoura com os clientes e também de atrair novos consumidores. Assim, uma ideia relevante é criar um blogue, onde passe a divulgar conteúdos, criados por si, que é capaz de dar solução aos problemas dos clientes. Para dar a conhecer esse blogue, é importante estar presente nas redes sociais, assim como utilizar técnicas de SEO – Search Engine Optimization, que ajudem a posicionar o blogue nos lugares cimeiros do motor de pesquisa do Google. Várias pesquisas mostram que os artigos posicionados na primeira página dos resultados do google atraem mais rapidamente os potenciais clientes, já que se procuram é porque eventualmente estão a precisar dos serviços que pesquisam.

4. Crie uma página de ‘Facebook’ para divulgar o negócio

A presença nas redes sociais, principalmente o Facebook, é um passo obrigatório para quem quer divulgar um negócio. Em primeiro lugar, porque criar uma página nesta rede social é gratuito e depois porque muitos dos seus potenciais clientes podem estar no Facebook. Para criar interação e conseguir chegar a mais pessoas, é necessário dinamizar o perfil da página. Além de publicitar os seus serviços, coloque notícias que possam estar relacionadas com o negócio, lance debates e, se possível, conteúdo próprio que as pessoas possam querer ler e partilhar. Peça ajuda aos seus amigos para partilharem a sua página de Facebook e coloque alguns temas que chamem a atenção, e ajudem a promover o que tem para oferecer.

5. Coloque anúncios em sites de classificados

Uma outra forma de divulgar o seu pequeno negócio é colocando um anúncio em jornais de classificados ‘online’, como o OLX (na parte de serviços) ou o Ocasião.pt (na parte de emprego). É certo que para colocar um anúncio numa destas plataformas, terá sempre de pagar uma comissão, mas o retorno poderá valer a pena.

Por outro lado, se precisa de divulgar o seu negócio, e não sabe como, ou se precisa de ajuda,  pode sempre contar connosco. Basta que nos contacte!

Até Breve!